Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Exportações de frango devem cair até 20% em novembro, estima UBA

Descalvado, 27 - As exportações de carne de frango devem cair entre 17,4% e 20,6% em novembro em relação à outubro com os impactos da crise mundial, de acordo com estimativas da União Brasileira de Avicultura (UBA). Segundo o presidente da entidade, Ariel Antonio Mendes, o volume das vendas externas deve encerrar este mês entre 250 e 260 mil toneladas, ante as 315 mil t do mês passado, que já apresentara uma pequena redução em relação às 320 mil t e 330 mil t da média de 2008.

Agência Estado |

"Os principais impactos na redução são da Rússia, que está sem crédito, da Venezuela, que já registra uma inadimplência em virtude dos impactos da queda no preço do petróleo, e do Japão, que tem um estoque alto de frango", disse Mendes durante 11º Encontro Técnico-Empresarial da Avicultura Brasileira, em Descalvado (SP).

Em 2008, a indústria exportadora de frango deve comercializar 3,8 milhões de t e faturar US$ 7 bilhões, aumento de 20% no volume e de 50% na receita ante o ano passado. Para o próximo ano, de acordo com o presidente da UBA, se as exportações crescerem 10% em volume será um bom resultado. "A tendência é que a receita do produtor seja mantida no próximo ano, ou seja, 2009 será um ano para não perdermos dinheiro", alertou.

Para reduzir a oferta de frango no mercado, a UBA orientou os produtores a reduzir em até 20% o alojamento de pintinhos nas unidades produtoras até o início do próximo ano, já que no primeiro trimestre o consumo cai naturalmente. "No entanto, até agora houve apenas uma redução de 5% a 7% nesse alojamento e muitos produtores não fizeram lição de casa", disse o presidente da entidade, que espera uma redução dos atuais 462 milhões de pintinhos para 420 milhões de pintinhos alojados.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG