Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Exportações de calçados caem 6% de janeiro a outubro

As exportações de calçados caíram 6,1% de janeiro a outubro deste ano em relação a igual período de 2007, para 139,9 milhões de pares, informou hoje a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A queda de 25,6% nos embarques para os Estados Unidos, principal mercado comprador do sapato brasileiro, foi apontada pela Abicalçados como causa da desaceleração das exportações nos dez primeiros meses do ano.

Agência Estado |

Em faturamento, as vendas ao exterior no período encolheram 0,6%, para US$ 1,6 bilhão.

Apenas em outubro, a queda foi de 25,5%, com o embarque de 12,3 milhões de pares, ante 16,5 milhões do mesmo mês do ano passado. A receita com as exportações no mês passado atingiu US$ 148 milhões, valor 8,2% inferior a outubro de 2007. O vice-presidente da Abicalçados, Ricardo Wirth, afirma que o setor está "preocupado" com o desempenho geral do setor a partir do próximo ano, a persistir a redução de demanda dos principais compradores e a elevação da entrada de calçados em território nacional.

Segundo a entidade, as importações cresceram 49,9% nos dez primeiros meses do ano, totalizando o desembarque de 34,1 milhões de pares. A China respondeu por 71,8% das compras externas de sapato do Brasil, com 29,3 milhões de pares, seguido pelo Vietnã, com 1,8 milhões de pares.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG