Tamanho do texto

MANAUS - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que o Campo de Iara é a segunda maior jazida de petróleo da camada pré-sal já identificada no país. De acordo com o ministro, o poço pode chegar a reservas de 4 bilhões de barris e possui, com base nas sondagens feitas pela Petrobras, petróleo leve e de melhor qualidade, que corresponde à metade do volume encontrado no Campo de Tupi.

Há 30 dias, a Petrobras descobriu petróleo no Campo de Iara, mas não soube quantificar o que havia encontrado. Após novas sondagens, concluiu que temos reservas gigantes de petróleo a cerca de 6.080 metros de profundidade, na camada pré-sal , relatou Lobão ontem em Manaus.

Segundo o ministro, a exploração da área deve começar em até dois anos. Trata-se de um petróleo leve e de melhor qualidade que corresponde à metade do Campo de Tupi.

O Campo de Iara, de acordo com Lobão, está localizado numa área de cerca de 300 quilômetros quadrados, a aproximadamente 230 quilômetros do litoral da cidade do Rio de Janeiro.

Com os Campos de Iara e de Tupi, o país passará a ter uma reserva certificada da ordem de 26 bilhões de barris , acrescentou.

(Agência brasil)