As expectativas econômicas na Alemanha se deterioraram em maio, à medida que os investidores ficaram cada vez mais preocupados com o alto endividamento público e a desvalorização do euro. O instituto alemão ZEW informou que seu índice de expectativas econômicas caiu para 45,8 pontos em maio, de 53,0 em abril.

As expectativas econômicas na Alemanha se deterioraram em maio, à medida que os investidores ficaram cada vez mais preocupados com o alto endividamento público e a desvalorização do euro. O instituto alemão ZEW informou que seu índice de expectativas econômicas caiu para 45,8 pontos em maio, de 53,0 em abril. O dado ficou abaixo das estimativas dos economistas de 47,0 pontos, mas acima da média histórica do indicador, de 27,4 pontos.

"O declínio no indicador de sentimento pode refletir o aumento da incerteza dos consumidores e dos investidores com relação às medidas que pretendem consolidar os orçamentos públicos na zona do euro", afirmou o presidente do instituto ZEW, Wolfgang Franz. "Outra razão para o declínio do indicador pode ser a incerteza com relação ao desenrolar dos acontecimentos com a taxa de câmbio do euro", acrescentou.

O índice que mede as atuais condições econômicas na Alemanha melhorou em maio e subiu 17,6 pontos, para -21,6 pontos, de acordo com a pesquisa feita com 275 analistas e investidores institucionais. A economia da Alemanha deverá crescer em torno de 1,5% neste ano, depois de ter registrado contração de 4,9% em 2009 - a maior queda em cerca de 60 anos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.