Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Expectativa de corte de juro animou ontem bolsas nos EUA

SÃO PAULO - A expectativa de que governo americano faça uma nova redução das taxas de juros na reunião de hoje fizeram as bolsas americanas subirem 10% ontem. Na Europa, as bolsas também subiram.

Valor Online |

O destaque do dia ficou por conta das ações da Volkswagen, que dispararam mais de 80%.

Em Wall Street, o índice Dow Jones, principal indicador da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), teve alta de 10,88%, fechando o dia em 9.065 pontos. O Standard & Poor´s 500 decolou 10,79%, a 940 pontos. O Nasdaq saltou 9,53%, a 1.649 pontos. Foi a segunda maior alta em ponto do Dow.

A esperança de corte de juros cresceu durante o pregão de ontem após um jornal japonês reportar que o Banco do Japão está considerando reduzir a sua taxa de juro, alimentando expectativas de que o Fed corte as taxas hoje. Menores custos de empréstimos podem ajudar a elevar os lucros corporativos à medida que a economia se dirige para uma recessão. A reportagem do " Nikkei " derrubou o iene em mais de 5% ante o dólar, amenizando temores depois que uma recente alta da moeda japonesa atingiu os mercados mundiais.

As ações de empresas de capital intensivo como as companhias de telecomunicações registraram os maiores ganhos do dia, incluindo a Verizon Communications, que subiu mais de 14%, e a AT & T, com 13%. Grandes empresas de petróleo deram ao Dow Jones o principal impulso após a britânica BP reportar um lucro trimestral recorde, batendo as expectativas. A Exxon Mobil e a Chevron saltaram mais de 13%. O petróleo continuou em baixa. Na Nymex, o contrato para dezembro caiu 0,78%, para US$ 62,73.

Na Europa, os mercados subiram depois de caírem por cinco pregões. O destaque foi a Bolsa de Frankfurt. O índice DAX avançou 11,28%, para 4.823 pontos puxado pelas ações da Volkswagen. Os papéis da Volkswagen saltaram mais de 80%, depois da disparada de 146% na véspera. Investidores continuaram interessados na montadora depois das notícias do final de semana de que a Porsche comprou parte da companhia. A VW chegou a ser, por breve momento, a maior companhia do mundo em valor de mercado.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,92%, a 3.926 pontos. Já a Bolsa de Paris subiu 1,55%, para 3.114 pontos. As ações de alguns bancos foram as exceções de alta. Os papéis do francês Société Générale terminaram a sessão com desvalorização de mais de 12%, segundo dia seguido de queda.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG