Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ex-funcionários do Google lançam novo site de buscas

San Francisco, 28 jul (EFE).- Ex-empregados do Google lançaram hoje nos Estados Unidos um novo site de buscas chamado Cuil que, segundo os especialistas, é uma promissora página com possibilidades de se transformar em um sério concorrente aos maiores buscadores da rede.

EFE |

Cuil, um nome de origem irlandês pronunciado como a palavra inglesa cool, foi criado por Anna Patterson, seu marido e outros dois ex-engenheiros do Google que deixaram seus trabalhos para explorar formas mais inovadoras e eficientes de procura na rede.

O resultado é um buscador que se aprofunda mais nos conteúdos das páginas procuradas e apresenta os resultados de uma forma mais parecida com uma revista, incluindo fotos.

Seus responsáveis afirmam que Cuil faz buscas em um índice de 120 bilhões de páginas da web, um número pelo menos três vezes maior que o do Google.

Há três anos, o Google confirmou que dispunha de um índice de 8,2 bilhões de páginas, mas, desde então, não apresentou dados atualizados.

O google não fez declarações sobre o lançamento de Cuil, embora tenha afirmado em comunicado que comemora a chegada de novos concorrentes.

Os especialistas acreditam que Cuil tem muitas probabilidades de triunfar graças à experiência de seus responsáveis, embora não confirmem se será uma ameaça real para o Google ou para a Microsoft, cujo buscador é o terceiro mais acessado do mundo.

A Microsoft, que busca de todas as maneiras ampliar seu negócio na Internet e tentou, sem sucesso, adquirir o portal Yahoo!, comprou no mês passado Powerset, outro novo e promissor procurador cuja tecnologia é baseada na busca de perguntas e não de termos.

Segundo os últimos dados publicados, o Google abrigou em maio 62% das buscas na rede realizadas nos EUA, seguido por Yahoo!, com 21%, e Microsoft, com 8,5%. EFE pg/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG