Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Executivos vão carregar mala e limpar avião

Ninguém se espante se encontrar o presidente da Azul colocando uma mala em uma esteira de bagagem ou mesmo limpando avião. A ordem em Azulville - apelido do QG da Azul, em Alphaville, perto de São Paulo - é para que os líderes tenham contato direto com a linha de frente.

Agência Estado |

"Se tiver que limpar avião eu vou limpar", diz o presidente executivo da Azul, Pedro Janot.

No cargo há um mês, o executivo pretende levar para a Azul uma cultura de gestão que aprendeu quando presidia a confecção espanhola Zara no Brasil. Essa cultura, é bem verdade, se confunde com o estilo que o próprio David Neeleman adotava na JetBlue nos Estados Unidos. Neeleman, que é presidente do Conselho de Administração da Azul, costumava servir lanchinhos nos vôos da JetBlue para avaliar a qualidade do serviço. "A atitude empresarial do David está alinhada com o que eu fiz a vida inteira", diz Janot.

Janot conta que antes de assumir o cargo na Zara, passou três meses em lojas na Europa. "Separei lixo, etiquetei roupa, fui caixa", diz. "Os executivos precisam viver os processos para ver se é realmente possível pousar e decolar novamente em 20 minutos, por exemplo."

Seguindo o exemplo, o vice-presidente de Operações, Miguel Dau, pretende pilotar com regularidade, e o diretor de marketing Gianfranco Beting está fazendo curso de comissário. A idéia é tratar passageiro como cliente e aprimorar ao máximo a qualidade do serviço. "Assim como na moda a diferença entre o cafona e o bonito é o fio da navalha, o serviço pode ser completo ou incompleto", explica Janot.

Como exemplo de serviço incompleto que ele não quer ver na Azul ele cita algumas experiências recentes que viveu nos aeroportos brasileiros. "Fiquei 1h20m na filha do check in no dia em que São Paulo ficou sem internet por causa do pane da Telefônica. Não apareceu um funcionário para organizar as filas e dar explicações."

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG