Washington, 23 out (EFE).- Os trâmites de execução hipotecária diminuíram 12% em setembro nos Estados Unidos em comparação a agosto, mas, mesmo assim, ficaram 71% acima dos de um ano atrás, informou hoje a firma RealtyTrac, que reúne informação sobre o negócio imobiliário.

A RealtyTrac informou em seu site que as notas de mora, as notificações de arremate de propriedades e a repossessão bancária somaram 265.968 no mês passado.

No terceiro trimestre, todos os trâmites relacionados a execuções de hipotecas somaram 765.558, 3% a mais que no trimestre anterior e 71% a mais que no período de julho a setembro de 2007.

"Em grande medida, a diminuição mensal de 12% em setembro pode ser atribuída a mudanças nas leis estatais que, pelo menos de maneira temporária, diminuíram o ritmo com o qual as pessoas que fazem empréstimos iniciam os trâmites de execução das hipotecas", afirmou o executivo principal da RealtyTrac, James Sacaccio.

No terceiro trimestre, os bancos tomaram posse de mais de 250 mil propriedades, das quais 81 mil foram para mãos de pessoas que fazem empréstimos em setembro.

Mais de 25% dos trâmites de execução de hipotecas no terceiro trimestre ocorreu na Califórnia.

Arizona, Califórnia, Flórida, Michigan, Nevada e Ohio viram mais de 60% de todas as execuções hipotecárias, segundo o relatório. EFE jab/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.