Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Europeus acham que banqueiros são culpados pela crise, segundo pesquisa

Londres, 20 out (EFE).- Os europeus acham que os banqueiros são os principais culpados pela crise financeira global e não consideram que o capitalismo tenha fracassado, mostra uma pesquisa publicada hoje no jornal britânico Financial Times.

EFE |

A pesquisa, feita pelo jornal e pela empresa Harris, indica que há uma oposição generalizada aos banqueiros e um modesto apoio aos planos de resgate financiados pelo contribuinte.

Também é forte a opinião de que os Estados Unidos poderiam perder influência econômica em nível global como resultado dos recentes eventos, acrescentou a pesquisa.

A crise é atribuída nesta pesquisa aos abusos do capitalismo em vez do fracasso do sistema.

A pesquisa, feita em vários países europeus e nos EUA entre 1º e 13 de outubro, indica que 80% dos consultados na União Européia (UE) afirmaram que os bancos comerciais e de investimento são "completamente responsáveis" ou têm "muita responsabilidade" pelas recentes turbulências financeiras.

Além disso, 70% disseram que os bancos centrais também são muito culpados pelo que ocorreu.

Segundo o "Financial Times", estas opiniões evidenciam que há um sentimento geral de que as autoridades monetárias deveriam ter agido para frear os excessos dos banqueiros.

A consulta publicada hoje indica que os principais países europeus acham que o papel dos EUA na economia mundial ficou "debilitado".

Sobre os planos de resgate, os alemães foram os que mais mostraram apoio, no entanto, mais da metade dos entrevistados franceses se mostraram contra.

O jornal acrescentou que os entrevistados na Europa e nos EUA apoiaram, em sua maioria, o uso do dinheiro do contribuinte para ajudar instituições bancárias, mas só em circunstâncias excepcionais.

A pesquisa entrevistou 6,276 mil adultos de França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e EUA. EFE vg/fh/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG