BERLIM - A economia europeia está se aprofundando ainda mais na recessão e o quarto trimestre do ano passado foi catastrófico, disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, no domingo.

"Os dados da Comissão Europeia, que serão divulgados na semana que vem, vão, infelizmente, mostrar que nos aprofundamos ainda mais na recessão", disse Verheugen à rádio alemã DeutschlandFunk. "O quarto trimestre de 2008 foi catastrófico em todos os aspectos", disse.

Não estava claro se ele se referia somente à zona do euro ou à economia europeia como um todo. A Comissão Europeia anunciará suas perspectivas para a zona do euro na semana que vem.

O órgão executivo da UE previu em 3 de novembro que a economia da zona do euro cresceria 0,1% em 2009 e 0,9% em 2010. Mas números divulgados desde então apontaram que essas perspectivas podem ser muito otimistas e, por isso, elas serão revisadas na segunda-feira.

O Banco Central Europeu reduziu as taxas de juros na semana passada em meio ponto percentual, para 2% em resposta à recessão na zona do euro e governos lançaram pacotes de estímulo de bilhões de euros para fazer frente à crise.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.