catastrófico , diz autoridade da UE - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Europa teve quarto trimestre catastrófico , diz autoridade da UE

BERLIM - A economia europeia está se aprofundando ainda mais na recessão e o quarto trimestre do ano passado foi catastrófico, disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, no domingo.

Reuters |

"Os dados da Comissão Europeia, que serão divulgados na semana que vem, vão, infelizmente, mostrar que nos aprofundamos ainda mais na recessão", disse Verheugen à rádio alemã DeutschlandFunk. "O quarto trimestre de 2008 foi catastrófico em todos os aspectos", disse.

Não estava claro se ele se referia somente à zona do euro ou à economia europeia como um todo. A Comissão Europeia anunciará suas perspectivas para a zona do euro na semana que vem.

O órgão executivo da UE previu em 3 de novembro que a economia da zona do euro cresceria 0,1% em 2009 e 0,9% em 2010. Mas números divulgados desde então apontaram que essas perspectivas podem ser muito otimistas e, por isso, elas serão revisadas na segunda-feira.

O Banco Central Europeu reduziu as taxas de juros na semana passada em meio ponto percentual, para 2% em resposta à recessão na zona do euro e governos lançaram pacotes de estímulo de bilhões de euros para fazer frente à crise.

Leia tudo sobre: europa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG