Tamanho do texto

As principais bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, primeiro dia de negócios de 2009, depois de a maior parte das praças asiáticas ter fechado em alta. Às 9h11 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,10%, a Bolsa de Paris avançava 1,80% e a de Frankfurt ganhava 1,66%.

Em Londres, os ganhos espalham-se por diversos setores, com destaque para o bancário. As ações do Royal Bank of Scotland (RBS) subiam 3,2% esta manhã, mas ainda têm um longo caminho até recuperar a perda de 87% acumulada em 2008. HSBC ganhava 2,1% e Barclays, 2,4%.

O jornal britânico Financial Times (FT) informou hoje que políticos querem estender a proibição de vendas a descoberto de ações do setor financeiro. Essa proibição deve vencer em duas semanas.

Ainda em Londres, mineradoras também subiam, em dia de alta dos contratos de metais no mercado internacional. Rio Tinto avançava 3,2% e Vedante Resources ganhava 7,9%.

Na Europa continental, petrolíferas como a francesa Total (+1,13%) beneficiavam-se da disparada de 14% dos preços do petróleo na última quarta-feira (dia 31). Montadoras também subiam, como BMW (+0,96%) e Renault (+5,66%). As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.