Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Eurocâmara pede medidas para aumentar transparência do setor financeiro

Bruxelas, 22 set (EFE).- O Parlamento Europeu solicitou hoje à Comissão Européia (CE) que adote medidas para introduzir mais transparência no funcionamento dos mercados financeiros com o objetivo de evitar desordens como as que desencadearam a atual crise.

EFE |

Os eurodeputados fizeram um debate previsto há muito tempo sobre a regulação dos hedge funds - fundos de investimento alternativo - no qual houve várias alusões à situação dos mercados e à necessidade de a UE adotar um marco regulador mais estrito.

"Chegou o momento de atuar", assinalou o presidente dos socialistas europeus, Poul Nyrup Rasmussen, responsável pelo relatório sobre os hedge funds, que defende a imposição de novas exigências a estes veículos financeiros.

O eurodeputado Klaus-Heiner Lehne disse que, enquanto os Estados-membros contam com normas mais ou menos estritas, a UE mostra uma "clara falta de regulação" no "âmbito financeiro".

Outro eurodeputado do grupo popular, o francês Jean-Paul Gauzès apontou que há uma parte do sistema financeiro que "foge do controle das autoridades", um controle necessário, segundo ele, para devolver a confiança aos mercados.

Já representantes do grupo liberal se mostraram mais brandos em suas exigências e ressaltaram que se deve avançar nas auto-regulações em vez de se introduzir novas normas.

"É verdade que os mercados precisam de regras claras", disse o liberal sueco Olle Schmidt, que ressaltou que não se deve "cair em uma excessiva rigidez que não solucionaria nada", advertiu. EFE epn/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG