anêmico no trimestre, segundo o Fed de Dallas - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA registram crescimento anêmico no trimestre, segundo o Fed de Dallas

O crescimento será anêmico neste trimestre e provavelmente nos dois seguintes nos Estados Unidos, advertiram nesta quinta-feira dois presidente regionais do Federal Reserve (Fed, banco central).

AFP |

"É muito possível que soframos um crescimento anêmico durante o atual trimestre e, inclusive, durante os dois próximos trimestres", afirmou Richard Fisher, presidente do Fed de Dallas (Texas) num discurso pronunciado em Houston e difundido em Washington.

"Fazer a economia crescer a uma velocidade maior pode levar um certo tempo, até 2009", acrescentou.

Fisher defende com freqüência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Fed em favor de um aumento das taxas de juros para combater a inflação.

Já Janet Yellen, presidente do Fed de São Francisco, prognosticou que "o crescimento do PIB no segundo semestre ficará abaixo do potencial da economia, o que implicará num aumento da taxa de desemprego".

Ela diz ainda que isso também fará aumentar o risco de "agravamento do círculo vicioso" no qual o aumento do desemprego faz aumentar as execuções de imóveis, o que por sua vez leva a um endurecimento das condições de crédito e a uma nova depressão da atividade e do emprego.

Quanto à inflação, Yellen estimou que o índice geral corre o risco de permanecer "muito mais alto que o desejável durante um ou dois trimestres", mas previu que "a inflação geral e o índice de base vão cair a um ritmo menos moderado no próximo ano, pouco acima dos 2%".

cg/cn/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG