Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA querem incentivar mercado de obrigações hipotecárias

SÃO PAULO - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, apresentou hoje uma cartilha de procedimentos para impulsionar no país o mercado de obrigações hipotecárias (covered bonds), Bastante difundidos na Europa, esses títulos seriam uma nova opção de financiamento habitacional nos EUA. Quatro grandes bancos americanos - Bank of America, Citigroup, JP Morgan Chase e Wells Fargo - anunciaram seu apoio à iniciativa, embora sem divulgar planos práticos para emitir esse tipo de papel.

Valor Online |

As obrigações hipotecárias são títulos lastreados em financiamentos habitacionais que o banco oferece. Seriam mais seguros e atrativos do que outros instrumentos porque, nesse caso, a hipoteca permanece na carteira do banco emissor do bônus e o investidor tem um vínculo direto com o balanço dessa instituição. Pela cartilha apresentada hoje por Paulson, os títulos devem ter vencimento entre 1 e 30 anos.

A intenção do governo americano é reativar o mercado de títulos relacionados a hipotecas, duramente atingido pelo colapso do segmento de alto risco (subprime), além de prover condições para ampliar a liquidez dos bancos. O novo instrumento também seria uma alternativa para viabilizar os financiamentos habitacionais, hoje muito dependentes das problemáticas Fannie Mae e Freddie Mac.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG