Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA: petróleo se recupera em NY após salvamento do AIG

Os preços do petróleo recuperaram seis dólares nesta quarta-feira em Nova York, depois que a operação de salvamento da seguradora AIG tranqüilizou em parte o mercado sobre as perspectivas econômicas, num momento em que a generalização da crise financeira devolve ao cru seu status de investimento refúgio.

AFP |

O barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro fechou cotado a 97,16 dólares, em alta de 6,01 dólares em relação a terça-feira.

Após cair cerca de 10 dólares em dois dias, os preços voltaram a subir depois do anúncio do salvamento do AIG, que estava à beira da quebra, pelas autoridades americanas.

O Federal Reserve (Fed) emprestará 85 bilhões de dólares à seguradora, permitindo que "o mercado recuperasse em parte sua confiança", explicou John Kilduff, da MF Global.

"Por hora, a queda dos preços foi interrompida", acrescentou.

Uma quebra do AIG "poderia afetar toda a economia e provocar uma recessão", estimou o analista.

Os temores sobre o impacto da desaceleração econômica sobre o consumo de energia são em parte responsáveis pela derrubada dos preços do cru, que perderam mais de 55 dólares em relação ao recorde alcançado em 11 de julho, quando chegou a ser negociado a 147 dólares.

Quando o sistema financeiro se encontra imerso na crisis, "o petróleo pode ser considerado um investimento de refúgio", segundo o analista.

gmo/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG