Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA: petróleo fecha semana perto dos 100 dólares em NY apesar de furacão Ike

Os preços do petróleo terminaram perto dos 100 dólares nesta sexta-feira em Nova York, apesar do impacto da passagem do furacão Ike pelo Golfo do México e pelo sul dos Estados Unidos, em um mercado que continua focado na queda da demanda.

AFP |

Ao fim de uma sessão volátil, o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro fechou cotado a 101,18 dólares na New York Mercantile Exchange (Nymex), uma alta de 31 centavos em relação a quinta-feira.

O barril chegou a 99,99 dólares durante a sessão, pouco antes de 18H00 GMT.

Em Londres, o barril de Brent - que já havia passado a terça-feira abaixo da barrerira dos 100 dólares pela primeira vez desde 2 de abril - encerrou o dia negociado a 97,58 dólares, em baixa de 6 centavos.

O ouro negro volta a se aproximar desta barreira simbólica num momento em que o furacão Ike passa com força pelo Golfo do México, com previsão de chegar à costa texana na noite desta sexta-feira.

Segundo o departamento de Interior americano, a produção do golfo (1,3 milhões de barris diários) foi 97% interropida, depois que as companhias petroleiras evacuaram suas instalações na área devido à aproximação do Ike.

"É uma reação típica quando passa um furacão: a produção é interrompida e as importações atrasam, mas em caso de dificuldades de abastecimento, os Estados Unidos podem apelar para suas reservas estratégicas", explicou James Williams, da WRTG Energy.

"O mercado, no entanto, ainda está dominado pelos temores sobre a queda da demanda mundial" concluiu.

gmo/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG