Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA pedem que bancos voltem a conceder empréstimos

Washington, 28 out (EFE).- O Governo dos Estados Unidos pediu hoje aos bancos do país que retomem a concessão de empréstimos, estagnada desde a eclosão da crise financeira, uma vez que começou a ser posto em prática o plano de resgate para o setor.

EFE |

Em declarações à imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que o Governo está tentando que os bancos apóiem o sistema existente nos EUA, onde estas instituições financeiras "estão para emprestar dinheiro".

O plano de resgate proposto pelo Executivo e aprovado pelo Congresso no início deste mês, avaliado em cerca de US$ 700 bilhões, tem como objetivo, precisamente, devolver confiança e liquidez ao sistema financeiro e permitir que os bancos recuperem a normalidade na concessão de créditos.

Até o momento, no entanto, os créditos mostram poucos sinais de recuperação e as taxas de juros interbancárias como o Libor e o Euribor continuam elevadas.

Ao mesmo tempo, surgiram informações que apontam que os bancos poderiam usar o dinheiro recebido do Estado para comprar outros bancos, em vez de escorar suas reservas e retomar os empréstimos.

O subsecretário do Tesouro de Finanças Nacionais, Anthony Ryan, fez um discurso similar ao de Perino em Nova York, no qual afirmou que "os bancos e as instituições financeiras estão apoiados pelo dinheiro do contribuinte, devendo cumprir suas responsabilidades e apoiar o povo e a economia americana". EFE mv/rb/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG