Washington - A presidente do Federal Reserve de San Francisco, Janet Yellen, disse hoje que a economia dos Estados Unidos parece estar em recessão, como resultado da crise financeira.

Em discurso em Palo Alto (Califórnia), Yellen assinalou que "neste momento, virtualmente todos os setores da economia foram golpeados pelo impacto financeiro".

Acrescentou que a economia dos Estados Unidos se mostrou muito mais fraca do que o esperado no terceiro trimestre do ano, e "provavelmente" mostrará que não ocorreu nenhum crescimento nesse período.

"O crescimento no quarto trimestre do ano será ainda mais fraco e é muito provável uma contração", previu.

Yellen advertiu sobre a possibilidade de um processo de deflação, como conseqüência da queda dos preços da energia e das matérias-primas.

"Alguns analistas estão preocupados neste momento que a inflação nos próximos anos possa cair a níveis que estão abaixo de uma estabilidade consistente dos preços", indicou.

Yellen é membro sem direito a voto do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que se encarrega de estabelecer as taxas de juros.

Leia mais sobre : crise financeira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.