Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA jogam para UE decisão sobre participação da Espanha na cúpula do G20

Washington, 7 nov (EFE) - A Casa Branca aceitará o que a União Européia (UE) decidir sobre a concessão do assento francês à Espanha na próxima cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Washington, declararam hoje à Agência Efe fontes do Governo do presidente George W. Bush.

EFE |

"Não temos um problema com a Espanha em geral", declarou um funcionário que pediu para não ser identificado.

As palavras do funcionário indicam que os Estados Unidos não vetarão a presença da Espanha na cúpula das principais economias do mundo no dia 15 no centro de Washington para analisar as reformas do sistema financeiro internacional.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ofereceu à Espanha um dos dois assentos que possui na cúpula (como presidente de turno da UE e como integrante do Grupo dos Oito - G8).

A fonte afirmou que ainda não tinha conhecimento das declarações de Sarkozy, mas disse que os EUA seguirão "o que a União Européia quiser fazer".

"Nós já enviamos nossos convites", acrescentou o representante do Governo Bush, que lembrou que a decisão de que a cúpula para debater a crise financeira global fosse uma reunião do G20 foi tomada ao considerar que esse formato seria o mais representativo das economias mundiais.

Sarkozy reconheceu hoje em entrevista coletiva em Bruxelas que a oferta de um dos dois assentos da França à Espanha foi discutida hoje pelos líderes da UE, mas ainda ficaram "alguns problemas a serem resolvidos". EFE mv/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG