Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA investigam suspeita de manipulação de preços na bolsa de Nova York

As autoridades federais americanas e as do Estado de Nova York decidiram associar-se para investigar uma possível manipulação dos chamados CDS (credit default swaps) o que teria levado à baixa os valores das empresas cotadas em bolsa, afirma nesta segunda-feira o jornal New York Times.

AFP |

"Investiga-se se os corretores manipularam o mercado de CDS, em grande parte não regulado, para impulsionar a redução do preço de ações no último ano", informou o jornal nova-iorquino citando fontes ligadas ao assunto.

Os CDS são contratos que permitem às empresas proteger-se contra o risco de não pagamento de uma dívida.

O Departamento de Justiça do Estado de Nova York já havia ampliado no final de setembro uma investigação sobre os abusos com CDS nos mercados financeiros.

"A colaboração entre o secretário de Justiça do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, e o procurador-geral dos Estados Unidos en Manhattan, Michael Garcia, não são freqüentes. Isto sugere que ambos acreditam que o problema seja muito importante e grande em demasia", explica o New York Times.

O sistema americano regulador das bolsas (SEC) havia pedido no final de setembro uma legislação federal específica para o gigantesco mercado de CDS.

maj/rs/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG