O Federal Reserve (Fed) americano anunciou nesta quarta-feira a manutenção de sua taxa básica de juros na margem entre zero e 0,25%, indicando que pretende estimular a economia com compras significativas de títulos nos mercados, empregando todos os instrumentos disponíveis .

Ao concluir a reunião de dois dias, o Comitê de Política Monetária (FOMC) do Fed decidiu manter o objetivo da taxa de fundos federais em uma margem de 0 a 0,25%, coforme estabelecido no mês passado. Além disso, afirmou esperar que a taxa "excepcionalmenete" baixa se mantenha "por algum tempo".

O comunicado do FOMC destaca também que o Fed "empregará todos os instrumentos disponíveis para promover a retomada de um crescimento econômico sustentável e preservar a estabilidade dos preços".

O Fed, comprometido em um amplo programa para comprar dívidas hipotecárias, declarou-se "disposto a expandir o montante total destas compras", e disse que "está preparado para comprar bônus do Tesouro a longo prazo", se isso ajudar a reativar o crédito.

mj/ap/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.