Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA enviarão mais 17 mil soldados ao Afeganistão

SÃO PAULO - Os EUA vão enviar mais 17 mil homens para o Afeganistão, entre soldados e pessoal de apoio. A medida foi assinada pelo presidente Barack Obama, informou ontem a Casa Branca.

Valor Online |

O atual contingente americano no Afeganistão é de 38 mil soldados. Reforçar a presença militar no país era uma das promessas de campanha de Obama. Nos últimos dois anos, enquanto os EUA estiveram mais concentrados no Iraque, o grupo islâmico Taleban recuperou sua força.

O general David McKiernan, comandante dos EUA no Afeganistão, havia pedido pelo menos mais 30 mil homens ao longo dos próximos 12 meses para barrar o avanço do Taleban, que foi tirado do poder pelos EUA após os ataques de 11 de Setembro.

" O aumento é necessário para estabilizar a situação que vem piorando no Afeganistão e que não recebeu atenção estratégica, direção e recursos que exige com urgência " , disse Obama, por meio de um comunicado.

Segundo a Casa Branca, Obama autorizou o envio do contingente adicional nos próximos seis meses. O primeiro grupo será formado por aproximadamente 8 mil fuzileiros navais; depois serão enviados cerca de 9 mil soldados do Exército.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG