Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA e Emirados Árabes acertam texto sobre pacto de cooperação nuclear

Washington, 12 dez (EFE).- Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos acertaram um acordo sobre o texto do pacto de cooperação nuclear civil que estão negociando, informou hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

EFE |

"Chegamos a um entendimento sobre o texto, mas há muitos passos para dar antes de termos um acordo que possa entrar em vigor", detalhou o porta-voz.

Parte deste processo são as consultas com o Congresso, que tem que dar seu sinal verde ao acordo, da mesma forma que aconteceu com o pacto de cooperação nuclear civil que os EUA assinaram em outubro com a Índia.

"Há muitos outros passos que é preciso dar, mas acho que nos estamos movimentando na direção adequada", disse McCormack.

O jornal "The Wall Street Journal" adiantou hoje que o Governo americano selará o pacto de cooperação nuclear com os Emirados Árabes antes que o presidente George W. Bush deixe o cargo no próximo dia 20 de janeiro.

"Estivemos trabalhando com os Emirados Árabes Unidos em um acordo (...) porque consideramos que é uma importante via para que os países dessa região usem a energia nuclear de maneira pacífica e estabeleçam claramente os limites para o uso de tecnologia nuclear", disse McCormack em sua entrevista coletiva diária.

Segundo "The Wall Street Journal", Bush esperava assinar o pacto com os Emirados Árabes no mês passado, quando recebeu o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan, em sua residência de descanso de Camp David.

Mas os árabes optaram por adiar a assinatura devido a suas dúvidas sobre a atitude a respeito do próximo presidente dos EUA, Barack Obama. EFE wm-cae/ma

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG