Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA e Brasil convocam reunião urgente com G20 para discutir ações contra crise

Estados Unidos e Brasil, que atualmente preside o Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países emergentes), convocaram um encontro em caráter de urgência para discutir formas de coordenar novas ações contra a atual crise financeira, declarou nesta quarta-feira o secretário do Tesouro, Henry Paulson.

AFP |

O pedido foi feito através do Brasil, informou Paulson em uma entrevista coletiva.

"Estando de acordo com o Brasil, peço uma reunião especial do G20 que inclua altos dirigentes oficiais, bancos centrais e agências reguladoras de economias emergentes para discutir como podemos nos organizar para suavizar os efeitos das turbulências mundiais e a desaceleração de nossos países", disse Paulson.

A Casa Branca já havia indicado que o presidente americano, George W. Bush, conversou por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, para falar sobre a preocupante situação econômica.

O G20 agrupa desde 1999 de forma regular Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

A União Européia (UE) também é membro do grupo, representada pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE).

jz/ap/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG