Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA desejam aprofundar relações com o Mercosul

Os Estados Unidos desejam aprofundar seu comércio com o Mercosul e, para isso, suas boas relações com Uruguai e Brasil podem servir de base, disse o secretário de Estado adjunto para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, em entrevista ao jornal Búsqueda.

AFP |

"Um dos desafios dos EUA é começar a explorar a possibilidade de um acordo ou de passos para aprofundar o comercio com o Mercosul", afirmou Shannon na entrevista por telefone divulgada nesta quinta-feira pelo jornal.

"O que conseguimos com o Uruguai neste momento pode ser algo muito positivo e pode servir de exemplo para as relações com os demais países do Mercosul", destacou.

Segundo ele, o diálogo econômico que os EUA iniciaram com o Brasil também pode ser uma maneira de abrir espaço para nós e pode aprofundar o vínculo com o Mercosul.

O bloco regional é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Shannon disse ainda que "os EUA aprofundaram e desenvolveram uma relação excelente durante vários anos com o Uruguai, destacando "a boa relação entre o presidente de esquerda uruguaio, Tabaré Vázquez, e seu colega americano, George W. Bush", o que "permite um dialogo muito fluído e frutífero, não somente na área de comércio".

"Nós temos interesses de relacionamento com o Uruguai que são duradouros e de longo prazo", destacou o alto funcionário americano, acrescentando que um eventual Tratado de Livre Comércio (TLC) entre ambos os países "depende do Uruguai".

"Nós sempre tentamos expressar que estamos dispostos a avançar a uma velocidade que seja compatível com a política, a economia e a diplomacia do Uruguai e temos a esperança de melhorar, expandir e aprofundar nossa relação comercial", afirmou.

Os EUA e o Uruguai assinaram um Acordo Marco de Comércio e Investimentos (Tifa por sua sigla em inglês), após explorar a possibilidade de um TLC, que se viu afetada por resistências internas e no Mercosul.

Leia mais sobre o Mercosul

Leia tudo sobre: euamercosul

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG