Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA aumentam exportação de bovinos e suínos em janeiro, ante 2009

Kansas City, EUA, 15 - As exportações de carne bovina dos Estados Unidos aumentaram no mês de janeiro, em volume e valor, em relação ao ano passado. Mas as vendas externas de carne suína caíram na comparação com o mesmo período de 2009.

Agência Estado |

As exportações de carne bovina resultaram 9% superiores em volume e 6% maiores em valor. Mas os embarques de janeiro comparados aos de dezembro caíram 6% em volume e 5% em valor, de acordo com a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (Usmef). O volume de vendas de janeiro também caiu, 3% ante a média mensal de 2009.

O México foi o maior comprador internacional de carne bovina americana e variedades, durante o mês de janeiro. Mas as vendas caíram 24% em relação a um ano antes. O Canadá ficou em segundo lugar e mostrou um aumento de 21% no consumo se comparado a janeiro de 2009. Os dois mercados combinados responderam por quase 44% do volume total embarcado.

Outros mercados em que as vendas de carne cresceram e compensaram a queda das compras do México foram Oriente Médio, Japão, Taiwan, Rússia e Hong Kong/China, entre outros. O valor de exportação de carne e variedades por cabeça abatida ficou pouco abaixo de US$ 119 e as exportações correspondem a cerca de 10% da produção de carne bovina e variedades, de acordo com a Usmef.

Suínos

No setor de suínos, as exportações de janeiro subiram 8% tanto em volume quando e valor, em relação a 2009. As vendas para o México, maior consumidor, subiram 12% em volume e 27% em valor. As vendas de carne suína para o Japão, no entanto, caíram 34% em volume e 27% em valor. Segundo a Usmef, o Japão teve um aumento notável de sua produção em 2009. Cerca de 22% da produção de carne suína e variedades dos Estados Unidos foi exportada em 2009, no valor de US$ 37,37 por cabeça abatida, segundo a Usmef. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG