Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA aprova uso comercial de milho transgênico da Monsanto

São Paulo, 01 - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou, no dia 24 de julho, o uso comercial do milho geneticamente modificado MON 89034 da Monsanto. A variedade aprovada no país está, no Brasil, na lista da Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio) para que seja votada a liberação planejada no meio ambiente, para que seja feita pesquisa de campo.

Agência Estado |

Segundo informações do site da CtNBio, o protocolo sobre o pedido de liberação foi feito em 9 de janeiro deste ano.

Trata-se de uma nova tecnologia para proteção da cultura do milho contra o ataque de alguns insetos-praga. Ela inclui o controle de pragas da parte aérea e da raiz das plantas. Além disso, mantém a tolerância a herbicidas (tecnologia RR). Em comunicado divulgado hoje, a Monsanto explicou que a família de tecnologias YieldGard utiliza genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que ocorre naturalmente no solo, para propiciar a proteção contra insetos-praga que se alimentam da planta e causam, dentre outros prejuízos, a redução da produtividade na cultura do milho.

A semente MON 89034, que contém duas proteínas de Bt, será também combinada com outras variedades geneticamente modificadas para gerar o milho SmartStax, uma nova plataforma de milho desenvolvida pela Monsanto e pela Dow AgroSciences, com previsão de disponibilidade para os agricultores norte-americanos em 2010. Com esta variedade, as companhias ampliam o pacote contra plantas daninhas e insetos-praga pela combinação. O milho MON 89034 já foi aprovado no Japão, México, Canadá e Colômbia, segundo informações da Monsanto.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG