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Etanol impressiona presidente da Mitsubishi

Na primeira visita de um presidente mundial da montadora japonesa Mitsubishi ao Brasil, o passeio turístico incluiu visitas a postos de combustíveis. No cargo desde 2005, Osamu Masuko, 59 anos, queria entender como as pessoas abastecem os carros flex no Brasil.

Agência Estado |

"Fiquei impressionado ao ver as bombas de álcool espalhadas pela cidade", disse Masuko. "A capacidade de produzir etanol é a grande arma do Brasil."

O passeio, na verdade um deslocamento entre reuniões nos três dias de visita ao País, foi feito em uma Pajero flex, cujo motor foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Brasil e Japão. "Foi um grande trunfo para nós desenvolver esse motor flex e isso está abrindo mercado para nós na Europa", afirmou Masuko, que hoje visita a fábrica em Catalão, Goiás. "O modelo flex que teremos na Europa não terá a mesma tecnologia, mas a engenharia básica e o método de desenvolvimento brasileiro serão aproveitados."

Questionado sobre o futuro da tecnologia flex e a preferência do Japão pelo carro elétrico, Masuko respondeu que o Japão "não pode se dar ao luxo de desistir do etanol". "Mas, como vendemos para todo mundo, temos de ter produtos para todos os segmentos: flex, elétrico, híbrido", completou.

Responsável por reerguer a montadora, que há cerca de quatro anos estava à beira da falência, Masuko veio ao País reafirmar o compromisso com os investidores brasileiros Eduardo Souza Ramos e Paulo Ferraz, responsáveis pela produção e as vendas da marca no Brasil. Recentemente, a revelação de que Ramos se associou à Suzuki levou à especulação sobre o rompimento na parceria. "Jamais pensamos em comprar a empresa no Brasil, nem passou pela nossa cabeça concorrer com eles."

O Brasil é o sétimo maior mercado para a Mitsubishi. A montadora tem 1,3% do mercado nacional e deve registrar, este ano, crescimento de 48%. A venda de nacionais e importados deve passar de 31 mil para 46 mil veículos. "Apesar de toda essa crise mundial, nossa política para o Brasil não muda."

Ferraz e Souza Ramos estiveram no Japão recentemente avaliando alternativas de modelos para fabricar no Brasil. Atualmente, a empresa produz apenas quatro modelos: os utilitários esportivos Pajero Sport e TR4 e as picapes Triton e L200. "Estamos discutindo a possibilidade de vir a fabricar um modelo pequeno e urbano", afirmou Souza Ramos. A empresa também pretende realizar estudos de viabilidade para trazer o Miev, modelo de carro elétrico que chega ao mercado mundial em julho do ano que vem. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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