Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Estudo indica forte queda no preço de insumos em 2009

Brasília, 23 - Um estudo do Banco Fator Corretora indica que deve ocorrer forte redução do preço do nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) em 2009 na comparação com 2008. A expectativa é que o preço médio dos três componentes caia para US$ 365 por tonelada no ano que vem, ante US$ 610 por tonelada na média deste ano.

Agência Estado |

Os analistas responsáveis pelo estudo apontam que não haverá acréscimo expressivo na oferta de NPK no próximo ano. "O grande risco para o setor é a capacidade de repassar aumentos de custos. Como a expectativa é de menores custos de insumos, assumimos que o setor não terá dificuldade em reajustar o preço e manter a margem bruta", informam.

Os analistas citam estimativas da RC Consultores para 2009 que apontam queda de 31% no preço da soja em relação à média de 2008. Os preços do milho devem recuar menos, 28%, também em relação à média deste ano. "Contudo, no médio e longo prazos as perspectivas voltarão a ser favoráveis, em função da retomada do crescimento da demanda por commodities agrícolas, sobretudo para uso em produção de proteína animal", avaliam.

Eles lembram ainda que com a limitação da disponibilidade de terras para plantio, haverá maior necessidade de uso de fertilizantes para ampliar a produtividade das lavouras. Para 2009, no entanto, a expectativa é de recuo de 7% nas vendas domésticas de fertilizantes. "O volume de vendas de fertilizantes no início do ano não irá se repetir e deve ocorrer redução de compras, principalmente sobre os importados", avaliaram.

Segundo os analistas, o setor deve encerrar o ano de 2008 com elevado nível de estoque, em função da menor demanda no quarto trimestre. "Para 2009 assumimos as estimativas da RC Consultores de queda no volume de vendas de 5% e de preço de 39%", disseram.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG