Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Estoque garante abastecimento por 30 dias

A Petrobras não costuma divulgar seus estoques de petróleo e derivados, mas executivos com passagem pela estatal afirmam que o volume estocado garante o abastecimento do País por 30 dias, mesmo com a suspensão total da produção e das importações. Segundo um ex-diretor da empresa, uma greve de cinco dias com parada parcial na produção poderia afetar apenas o fornecimento de gás natural, que não pode ser armazenado.

Agência Estado |

A Bacia de Campos responde por pouco mais de 40% da produção nacional de gás. Procurada pelo Estado, porém, a distribuidora de gás canalizado CEG, que opera no Estado do Rio, informou que as entregas de gás foram normais ontem. Isso porque as operações das plataformas foram retomadas durante o dia.

Com relação ao petróleo e derivados, os estoques podem chegar a 45 dias ou 60 dias, já que o volume de óleo armazenado ainda pode ser transformado em combustíveis. Para o analista Luiz Otávio Broad, da Ágora Corretora, a maior ameaça à produção está na adesão das refinarias à paralisação, o que pode ocorrer a partir de amanhã.

Uma das fontes observa, no entanto, que, quando há previsão de algum fator externo que afete a produção, como no caso de greve, a Petrobras geralmente antecipa a produção ou as importações, garantindo estoque extra.

Leia tudo sobre: petrobras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG