Bogotá, 15 out (EFE).- A Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol, estatal) anunciou em Bogotá que vai entrar na indústria dos biocombustíveis com a produção de etanol combustível a partir de cana de açúcar.

Cerca de US$ 140 milhões serão investidos neste projeto, através da nova firma Bioenergy SA, na qual a Ecopetrol terá uma participação de 80%, informou a estatal em comunicado público.

Os outros 20% serão fornecidos por empresas nacionais com experiência na produção de biocombustíveis e energia, segundo disse a mesma fonte, que disse que a iniciativa compreende a construção de uma fábrica e a adequação de terras para plantações de cana de açúcar.

A companhia estatal informou que a fábrica terá capacidade para produzir cerca de 2.000 barris (7.500 litros) por dia, com os quais será possível atender o déficit de etanol existente no país.

A Colômbia não conta com uma produção suficiente para levar a todo o território a chamada biogasolina, composta por uma mistura de 90% de gasolina e 10% de álcool combustível. EFE jgh/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.