Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Estado islandêse assume o controle do primeiro banco do país

O Estado islandês assumiu o controle do banco Kaupthing, o primeiro do país, anunciou nesta quinta-feira a autoridade financeira islandesa, depois de nacionalizar o segundo e o terceiro bancos nacionais nos últimos dias.

AFP |

"A autoridade financeira islandesa, em conformidade com o poder concedido pelo parlamento, assumiu o controle de Kaupthing para manter a continuidade das operações bancárias comerciais na Islândia", afirmou a instituição em um comunicado.

Com esta nacionalização, os três maiores bancos da Islândia, gravemente afetados pela crise financeira, passaram para controle do Estado.

O parlamento islandês adotou com urgência na segunda-feira uma lei que dava amplos poderes ao governo do primeiro-ministro Geir Haarde no setor financeiro, atribuindo a ele, em particular, o direito de assumir o controle dos bancos.

"Os depósitos na Islândia estãl garantidos em sua totalidade, como declarou o governo", anunciaram as autoridades financeiras.

A Islândia já havia colocado oficialmente sob tutela do Estado esta semana seus outros dois principais bancos, o Landsbanki e Glitnir.

O governo desistiu, por outro lado, de defender sua moeda depois de ter tentado fixar uma paridade de câmbio entre a coroa islandesa e o euro.

A coroa perdeu 11,1% desde segunda em relação ao euro.

fk/jhd/cn

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG