Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Estado belga criará fundo com lucro de sua participação no BNP Paribas

Bruxelas, 12 out (EFE).- O Estado belga estabelecerá um fundo com o lucro que obtiver de sua participação de 11,7% no BNP Paribas e destiná-lo aos pequenos acionistas do Fortis, sgundo um anúncio de hoje.

EFE |

O fundo será repartido em 1º de julho de 2014, e beneficiará os acionistas que puderem demonstrar a posse de títulos do Fortis de 1º de julho de 2008, afirmou o escritório do primeiro-ministro belga, Yves Leterme, em comunicado.

O Fortis, que era o principal banco belga, foi vítima da crise financeira e, no início do mês, os Governos da Bélgica, Holanda e Luxemburgo decidiram desagregar a entidade.

O francês BNP Paribas assumirá as atividades bancárias do Fortis na Bélgica e em Luxemburgo, cujos Governos manterão a capacidade de bloqueio na entidade.

O BNP Paribas ficará com 75% da divisão bancária do Fortis na Bélgica e com 67% em Luxemburgo, enquanto os respectivos Estados manterão as ações restantes.

A Bélgica receberá novas ações do BNP Paribas no valor de 8,25 bilhões de euros, o que transformará o Estado no maior acionista do grupo francês, com 11,7%.

A Holanda pagará 16,8 bilhões de euros por toda a divisão holandesa do Fortis, incluindo sua parte no banco holandês ABN Amro.

EFE rcf/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG