Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Esquema Madoff traz incertezas sobre futuro dos hedge funds, diz Gros

RIO - O vice-presidente do conselho de administração da OGX e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Francisco Gros, acredita que o escândalo envolvendo o fundo controlado pelo ex-presidente do conselho da Nasdaq Bernard Madoff aumenta as incertezas em relação ao futuro do setor de hedge funds. Para Gros, a tendência é de um aumento da regulação.

Valor Online |

"Quando ocorre uma coisa dessas, a tendência é que aconteça um aumento forte da regulação. E eu não sei se um aumento forte da regulação é compatível com esse modelo de negócio", disse Gros, que participou, no Rio de Janeiro, do seminário "Brasil: o que esperar de 2009", organizado pela Standard & Poor`s.

As estimativas de perdas dos investidores do fundo controlado por Madoff já chegam a US$ 50 bilhões. Vendido com um fundo de investimentos padrão, o esquema controlado pelo ex-executivo da Nasdaq se tratava de uma pirâmide, na qual os recursos dos investidores mais recentes eram destinados aos investidores mais antigos.

Gros considerou "absolutamente assustador" o alcance da fraude no fundo controlado por Madoff, mas ponderou que o caso deve ter poucos efeitos sobre o mercado financeiro brasileiro.

"Aqui temos excesso de regulação e não falta de regulação. Isso (a fraude) é algo que não poderia ter acontecido no Brasil devido ao nível de supervisão que existe no nosso mercado", ressaltou.

Para Gros, os lesados até o momento pelo esquema de Madoff foram investidores profissionais. "A dúvida é saber se só havia gente grande ou se tinha outros (prejudicados) também", questionou.

"Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG