Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Espanha garantirá aos bancos até 100 bilhões de euros em 2009

O Estado espanhol garantirá empréstimos interbancários em até 100 bilhões de euros em 2009, anunciou nesta terça-feira o secretário de Estado para a Economia, David Vegara, uma quantia idêntica à anunciada para 2008.

AFP |

"Em 2008 poderão ser concedidos avais até um máximo de 100 bilhões de euros, a mesma quantia que foi fixada para 2009", disse Vegara, no fórum Cinco Dias.

O governo espanhol havia anunciado em 13 de outubro que garantiria estes empréstimos até um máximo de 100 bilhões de euros em 2008, sem revelar uma quantia para o ano 2009.

O Executivo de José Luis Rodríguez Zapatero está "trabalhando duramente para fechar os aspectos legais para que os avais possam ser dados o quanto antes", acrescentou Vegara.

A decisão de garantir os empréstimos interbancários é um dos pontos do plano do governo socialista para apoiar o setor financeiro.

Os bancos espanhóis foram pouco afetados até agora pela crise financeira internacional. Nenhuma entidade bancária teve de recorrer à ajuda dos poderes públicos, apesar da falta de liquidez.

O governo previu, no entanto, um dispositivo para poder entrar no capital dos bancos se for necessário.

Leia também

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião:

Leia tudo sobre: espanha depositos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG