Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Espanha e Suécia elevam garantia a depósitos bancários

O governo da Espanha, o da Suécia e o da Dinamarca informaram hoje que elevaram suas garantias aos depósitos bancários. Ontem, o governo da Alemanha já havia anunciado garantia total aos depósitos privados do país, medida que foi seguida por Portugal.

Agência Estado |

As medidas representam um esforço para reassegurar ao público que o dinheiro depositado nos bancos está seguro.

Num comunicado divulgado após uma reunião entre o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero, e representantes dos principais bancos da Espanha, o governo não informou para quanto as garantias serão elevadas. Atualmente, a garantia de depósito na Espanha vai até 20 mil euros para qualquer titular de conta num único banco.

O governo espanhol tem insistido, até agora, que o sistema bancário do país permanece saudável e não há instituições com necessidade de assistência especial, embora empresas estejam reclamando da dificuldade de conseguir crédito. Hoje, o governo reiterou que o sistema bancário espanhol continua forte.

Suécia

O ministro de Finanças da Suécia, Anders Borg, disse em entrevista coletiva à imprensa que o governo dobrou a garantia para os depósitos bancários para 500 mil coroas suecas (US$ 70 mil), das atuais 250 mil coroas suecas.

Dinamarca

Hoje de manhã, o governo da Dinamarca garantiu todos os depósitos no país, como parte de um acordo com os bancos para criar um fundo de liquidação de 35 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 6,50 bilhões). Até hoje, os depósitos no país estavam garantidos em até 300 mil coroas. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG