Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Espaçoso, Sandero vence novo 207

Os hatches compactos deste comparativo têm em comum a ascendência francesa, mas suas propostas são bem distintas, apesar de atuarem no mesmo segmento. Sucessor do 206, o Peugeot 207 conta com apelo jovem e dirigibilidade aprimorada.

Agência Estado |

Ele está à venda desde sexta-feira passada.

Já o Sandero tem vocação familiar, interior espaçoso e bom porta-malas - características decisivas para sua vitória. O preço parte de R$ 35.990 na versão 1.6 8V Expression, menos que os R$ 39.920 do 207 1.4 XR.

Esse último sai de fábrica mais equipado (traz ar-condicionado, direção hidráulica e conjunto elétrico, entre outros) e tem versão de duas portas, não disponível no rival. Mas o fato de o Sandero dar mais liberdade ao cliente para escolher os equipamentos que deseja também somou pontos.

De fábrica há só direção hidráulica. Ar-condicionado e trio elétrico estão à venda num pacote por R$ 4.200, que o torna R$ 900 mais caro que o 207. Mas o hatch feito no Paraná na mesma base do Logan tem peças mais baratas.

Embora tenha cara e nome do modelo europeu, o 207 produzido no Rio de Janeiro é, na verdade, uma evolução do 206. São novos 250 componentes. E o que mudou fez bem ao carro.

A suspensão, independente nas quatro rodas, recebeu ajustes e está menos sensível - quase não transmite ao interior as irregularidades do piso. E manteve a firmeza necessária para encarar curvas, nas quais a carroceria inclina pouco. O Sandero também é bom nesse aspecto, mesmo com altura superior.

O comando do câmbio do 207 agora é por cabos, o que melhorou sua utilização. Os engates são macios e precisos, superiores aos do Renault.

Já na hora de acelerar, o Sandero mostra mais disposição por ter motor flexível de maior cilindrada, que entrega até 95 cavalos quando abastecido com álcool. São 13 cv a mais que o gerado pelo 1.4 do Peugeot, de até 82 cv, que também dá conta do recado, mostrando boas respostas na cidade. Mas por causa da pior relação peso/potência (12,74 kg/cv, ante 11,1 kg/cv no Sandero), não tem o mesmo fôlego do concorrente.

Comodidade

A posição de dirigir do 207 é ruim porque não há ajuste de distância - só de altura - do volante. Para motoristas com mais de 1,70 m, há duas opções: guiar com os braços esticados e dar conforto às pernas ou aproximar-se do volante e deixar os joelhos raspando no painel.

É mais fácil acomodar-se no Sandero, mesmo sem essas regulagens. E, com 2,59 metros de entreeixos (15 cm a mais que o 207), ele oferece bom espaço para passageiros que vão na parte de trás. Seu porta-malas é 75 litros maior, bom diferencial em carros desse porte.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG