Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Escândalo de corrupção envolve alto funcionário da Comissão Européia

A Comissão Européia amanheceu confrontada com graves acusações de corrupção contra um de seus altos funcionários, que teria entregue informações confidenciais em troca de vantagens financeiras.

AFP |

A Agência Européia de Luta contra a Fraude (OLAF) informou que pretende abrir uma investigação sobre as denúncias, publicadas pela imprensa britânica no fim de semana e segundo as quais este funcionário passou informações confidenciais a jornalistas que se fizeram passar por "lobistas".

"Fomos informados dos acontecimentos. A Comissão foi informada na sexta-feira e abriu uma investigação administrativa interna imediatamente, o que não nos impede abrir outra nós mesmos", disse o porta-voz da OLAF, Jörg Wojahn.

O jornal britânico Sunday Times afirmou no domingo ter uma gravação que comprometia um alto funcionário da Comissão Européia que trabalha para o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson.

O funcionário teria revelado informações confidenciais a jornalistas que se fizeram passar por representantes de um empresário chinês e que teriam proposto um suborno.

O funcionário teria divulgado, entre outras coisas, elementos sobre decisões que Mandelson, comissário de nacionalidade britânica, pretende adotar contra a China em matéria de política antidumping.

bur-mar/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG