Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Equilíbrio entre os diversos componentes faz um bom PC

Equilíbrio entre os diversos componentes faz um bom PC Por Jocelyn Auricchio São Paulo, 19 (AE) - Um bom computador não é feito apenas de um processador poderoso. É fundamental o equilíbrio entre processador, memória RAM, disco rígido, placa de vídeo e até a placa-mãe.

Agência Estado |

Um PC com um processador poderoso - que normalmente custa bem caro - e pouca memória RAM é o mesmo que uma Ferrari com rodas de baixa qualidade. A máquina tem enorme potencial, mas não anda.

Na hora de comprar um computador, você precisa ter clareza do uso que ele terá. Um PC adequado para navegar na internet e escrever textos não dá conta do recado de jogos e edição de vídeo. Quanto mais específica sua necessidade, mais caro será o equipamento.

USO BÁSICO - Para um um PC ou notebook basicão, com Windows Vista Home Basic instalado, um processador mais simples, como o Celeron e o Sempron, e 2 GB de memória RAM são suficientes. A placa de vídeo integrada ao sistema - de desempenho modesto - dá e sobra para assistir a filmes em DVD, navegar pela web, acessar o YouTube e ver fotos da sua câmera digital.

INTERMEDIÁRIO - Já processadores de dois núcleos, como o Core2Duo e o Athlon X2, são mais indicados para quem quer converter vídeos e editar fotos.

MÁQUINA PARA GAMES - Se você está interessado em rodar jogos de última geração, vai precisar gastar bem mais. Os games são o tipo de programa que mais consome recursos de sistema. Exigem um processador parrudo, de três ou quatro núcleos, como o Core2Quad ou o Phenom X3 ou X4.

Jogos também precisam de pelo menos 3 GB de memória RAM, mas uma placa de vídeo integrada, que vem embutida na placa-mãe, não agüenta rodar nada complexo. Nesse caso, será necessário uma placa mais avançada, como uma Radeon 4850 ou GeForce GTX 260.

Alguns fabricantes de PC permitem que se troque a placa de vídeo sem afetar a garantia do produto. Informe-se antes de comprar e aproveite ao máximo seu novo PC.

ENTENDA OS TERMOS
NÚCLEO - É o cérebro do processador. Quanto mais núcleos, mais atividades simultâneas a máquina poderá realizar
GPU - É o mesmo que placa de vídeo, um cérebro dedicado a desenhar gráficos
PLACA-MÃE - Base sobre a qual os componentes do PC são interconectados

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG