Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EPE habilita 96 usinas para leilão de biomassa

Rio e Brasília, 04 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou tecnicamente 96 usinas termoelétricas movidas à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar e rejeitos avícolas) para o Leilão de Energia de Reserva, que acontecerá no dia 14 de agosto. Os empreendimentos somam capacidade instalada de 5,234 gigawatts (GW), dos quais 2,101 GW poderão ser colocados para negociação (garantia física).

Agência Estado |

Segundo nota divulgada hoje pela EPE, o leilão de reserva contará com dois produtos para negociação, sendo um para entrega a partir de 2009 e outro para início de entrega em 2010. A relação dos empreendimentos habilitados tecnicamente pela EPE está disponível no site da empresa.

A nota da EPE esclarece ainda que a contratação de energia de reserva para o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem o objetivo principal de aumentar a segurança e a garantia de fornecimento de energia elétrica ao País. O leilão contratará energia de reserva apenas de empreendimentos geradores que acrescentarão garantia física ao SIN e que ainda não tenham entrado em operação comercial. Os contratos do Leilão de Energia de Reserva terão prazo de vigência de 15 anos.

Energia nova

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje que 166 empreendimentos foram habilitados tecnicamente pela EPE para participar do leilão de energia nova, marcado para o próximo dia 19 de agosto.

Nesse leilão serão negociados contratos para venda de energia, a partir de 2011, o chamado A-3. Para confirmar a participação na disputa, as empresas deverão depositar as garantias previstas no edital na quarta-feira.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG