Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EPE: consumo de energia cresceu 3,5% no 1º semestre

O consumo nacional de energia elétrica cresceu 3,5% em junho, na comparação com igual mês do ano passado, informou hoje a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com o resultado, o consumo nacional de energia no primeiro semestre deste ano registrou expansão de 3,5% e, no acumulado dos últimos 12 meses até junho, o crescimento é de 4,5%.

Agência Estado |

Segundo a EPE, o aumento no mês passado foi puxado principalmente pelas classes residencial e comercial que cresceram 5,9% cada, na comparação com junho de 2007. O setor industrial teve o pior desempenho, com o consumo subindo 2,4%, na mesma base de comparação.

Na análise semestral, constata-se que as taxas de crescimento vêm caindo, como conseqüência de consumos mais deprimidos das classes residencial e comercial - "afetadas negativamente por temperaturas mais amenas em 2008". Já na classe industrial, também segundo a EPE, houve menor consumo dos consumidores conectados à rede "devido à queda da produção de indústrias com os preços altos do mercado de curto prazo e, também, devido à falta de insumos para alguns ramos industriais, em função da greve dos auditores fiscais da Receita Federal".

Sudeste

A região Sudeste apresentou o crescimento mais baixo, apenas 1,5%. Houve, sobre esta taxa, a influência de variação negativa no Estado de São Paulo (-0,8%), basicamente em conseqüência de 1,7 dia a menos no faturamento do grupo de média tensão na maior distribuidora da região (este grupo concentra 50% do total do segmento). Além disso, segundo a EPE, houve paralisação para manutenção de grandes complexos industriais e um aumento significativo da autoprodução clássica.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG