Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Entrega de relatório sobre greening termina na terça

Ribeirão Preto, 11 - Termina na terça-feira o prazo de entrega dos relatórios de vistoria semestral obrigatória de plantas cítricas para o greening, ou huanglongbing, como prevê a Instrução Normativa (IN) 32 do Ministério da Agricultura. A doença, considerada a pior da citricultura mundial, já foi relatada em 182 municípios do Estado de São Paulo, além de pomares nos Estados do Paraná e Minas Gerais.

Agência Estado |

A vistoria é obrigatória apenas para os citricultores de municípios com registros oficiais do greening e deveria ser feita até o último dia 30 de junho. Os proprietários devem apontar, no documento oficial de fiscalização, número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas, ação que é obrigatória caso seja confirmada a doença. Os documentos devem ser entregues nos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) mais próximos.

Mesmo com alta incidência do greening nos pomares paulistas, apenas 60% dos produtores paulistas cumpriram a norma, de acordo com o último levantamento, feito em janeiro, tendo como base a entrega dos relatórios do segundo semestre de 2007. Com isso, cerca de 2 mil autos de infração foram feitos pelo Estado e todos estão sujeitos a multas, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

A multa por deixar de realizar a inspeção e entregar o relatório varia, atualmente, de 100 a 500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), a R$ 14,88 cada uma. A nova vistoria obrigatória deve ser feita entre o último dia 1º de julho e 31 de dezembro, com a entrega do documento até 15 de janeiro de 2009.

Os principais sintomas do greening são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG