Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Entrega de relatório do greening deve ser feita até dia 15

Ribeirão Preto, SP, 29 - Os citricultores têm até o próximo dia 15 de janeiro para entregar os relatórios de vistoria de seus pomares aos órgãos de defesa sanitária dos seus estados. O documento deve conter os resultados das inspeções de greening realizadas no segundo semestre de 2008.

Agência Estado |

Em São Paulo, maior produtor mundial de citros e com registros de casos em mais de 200 municípios, o relatório deve ser encaminhado às Casas da Agricultura locais.

O documento será o último elaborado com base no modelo antigo, já que na Instrução Normativa (IN) número 53, de outubro deste ano, o Ministério da Agricultura ampliou de uma vistoria semestral obrigatória para uma trimestral nos pomares, por parte dos citricultores. Os relatórios comprovando as duas vistorias ainda serão encaminhados aos órgãos estaduais seguem obrigatórios a cada semestre, ou seja, a partir de julho de 2009.

De acordo com o diretor de Defesa Vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Estado de São Paulo, Mário Sérgio Tomazela, quem não entregar o documento no prazo sofrerá as penalidades impostas pela legislação, como autuações e multas. "O citricultor é obrigado a entregar o relatório, mas esse é o ponto final do ciclo. É preciso que ele se concentre em inspecionar os pomares e em erradicar as plantas com greening freqüentemente", informou.

O modelo de relatório a ser entregue até 15 de janeiro pode ser encontrado no site www.cda.sp.gov.br ou nos escritórios da CDA e nas Casas da Agricultura dos municípios do Estado de São Paulo. Já o novo modelo deverá estar disponível no primeiro semestre do próximo ano.

Relatado no Brasil há quase cinco anos, o greening é incurável, atinge todas as variedades cítricas e mata as plantas. A doença decorre da ação da Candidatus Liberibacter ou ainda de um fitoplasma descoberto no ano passado. A Candidatus Liberibacter é transmitida por um inseto vetor chamado Diaphorina Citri e o fitoplasma pode ser transmitido por outros tipos de insetos. Os primeiros sintomas são os ramos amarelados e mosqueados nas plantas, seguidos de frutos assimétricos.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG