O Diário Oficial da União (D.O.

U.) publicou hoje a nomeação do economista Enéas de Souza para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ele irá assumir a sétima vaga de conselheiro do órgão antitruste. De acordo com a legislação, o economista tem até 30 dias para tomar posse, após nomeado. Mas ainda não há data marcada.

Enéas de Souza é economista, com mestrado pela Unicamp, e já ocupou a direção de órgãos públicos no governo do Rio Grande do Sul, como o de presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele também foi diretor de Planejamento da Financiadora de Estudos e Projetos e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

O economista foi indicado no início do ano para o Cade pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para substituir o conselheiro Luiz Schuartz, após o encerramento de seu mandato. Embora tenha sido sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em 22 de abril, e aprovado pelo plenário do Senado no mesmo dia, a sua nomeação demorou quase três meses devido a entraves na sua liberação do vínculo com o governo gaúcho para poder assumir o cargo na esfera federal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.