Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Encontre amigos usando o celular

Encontre amigos usando o celular Por Juliana Rocha São Paulo, 11 (AE) - Descobrir onde cada um dos seus amigos está já não requer uma ligação ou a corriqueira pergunta O que você está fazendo?. Desde quarta-feira passada, quem tem o Google Maps instalado no celular pode conferir o paradeiro de seus contatos em dois cliques.

Agência Estado |

Batizado de Latitude, o serviço é uma evolução da função Meu local, disponível desde novembro de 2007. O Meu local tornava dispensável digitar o endereço de partida para a criação de uma rota. Usando informações das antenas de transmissão de telefonia móvel, o Google conseguia determinar a posição do aparelho e traçar um caminho para um destino qualquer a partir desse local.

Para usar o Latitude, basta instalar a versão 3.0 do Google Maps para o celular apontando o browser do aparelho para www.google.com/latitude. O serviço está disponível para smarthphones rodando Windows Mobile, Android, Symbian S60 ou Blackberry OS. Os usuários de iPhone terão de esperar um pouco.

A divulgação do posicionamento fica restrita aos contatos autorizados e pode ser programada para mostrar apenas a cidade - e não bairro ou rua, preservando a intimidade dos usuários.

A localização de um celular pelo cruzamento de informações vindas das antenas de transmissão estreou comercialmente no Japão em 2001. Também chamada geolocalização por triangulação, é uma alternativa barata ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Apesar de ser menos precisa - determina posição com margem de erro de até 1 quilômetro contra os até 5 metros do GPS -, funciona em ambientes fechados e gasta pouca bateria do aparelho celular.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG