Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Setor bancário investe em novidades para Geração Y

Extratos interativos com áudio e vídeo e aplicativos para investimentos pelo iPhone serão apresentados em evento da Febraban

Juliana Kirihata, iG São Paulo |

Aplicativos de iPhone para pequenos investidores, extratos financeiros interativos e novos sistemas de buscas de informações sobre os clientes são algumas das soluções que serão apresentadas ao setor financeiro durante o Ciab 2010, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para a exposição de tecnologia bancária, entre os dias 9 e 11 de junho.

Getty Images
Bancos buscam soluções inovadoras para atender a Geração Y
Neste ano, o tema do evento é “A Geração Y: um novo banco para um novo consumidor”. Alexandre de Barros, vice-presidente do Itaú Unibanco e presidente da comissão organizadora do Ciab, afirma que os canais de interação com o público da geração mais jovem são a principal preocupação dos que traçam estratégias de investimentos em TI nos bancos. “Isso inclui a discussão sobre temas relacionados a redes sociais, smartphones e novos aplicativos”, diz.

Organizado pela Febraban e pelo Instituto de Tecnologia de Software (ITS), o Espaço Inovação vai reunir 24 empresas dentro do Ciab. Segundo José Vidal Bellinetti, diretor executivo do ITS, a iniciativa já beneficiou 82 marcas brasileiras desde sua primeira edição, há seis anos. “O grupo HDI, que desenvolve uma tecnologia de testes de ambientes corporativos inédita pelo seu grau de sofisticação, por exemplo, começou no Espaço Inovação e hoje já tem subsidiária no Chile, operações na Colômbia, Portugal e Espanha”, afirma.

O segmento financeiro é o maior investidor brasileiro em tecnologia da informação, sendo responsável anualmente por 18% de todas as aquisições de tecnologia, segundo dados da consultoria IDC. A rapidez com que inovações são adotadas pelos bancos faz do setor uma das principais plataformas de lançamento de novos produtos e serviços.

Investimentos pelo iPhone

Entre os destaques do Espaço Inovação está a Valemobi, empresa incubada no Núcleo Softex de Campinas, em São Paulo. A Valemobi desenvolveu um programa para aproximar o pequeno investidor do mercado financeiro. A plataforma, denominada Valebroker, centraliza ferramentas e configurações em aparelhos como smartphones, iPhone e iPad. O investidor pode acompanhar cotações e investir em ativos de renda variável, incluindo ações, opções e moedas.

Segundo Rodrigo Freitas, um dos sócios da empresa, as oscilações do mercado tornam necessário um constante acompanhamento das informações, o que nem sempre é possível quando não se tem os aplicativos necessários. “Como o pequeno investidor não consegue ver tudo o que está acontecendo, geralmente é aquele que é pego de surpresa”, diz.

A expectativa de Freitas no evento é atrair a atenção dos grandes bancos para o novo produto. De acordo com ele, o aplicativo foi desenvolvido em espanhol, inglês e português, já com interesse na exportação.

Extrato diferenciado traz áudios e até vídeos

Além da utilização de novos aparelhos para operações como investimentos e pagamentos de contas, uma tendência no setor financeiro é a interatividade com o consumidor, segundo o diretor comercial da E-Val, Luis Gustavo Kiatake.

A novidade da empresa, que é especializada em segurança e certificação digital, é o extrato financeiro interativo. “Os clientes de bancos podem visualizar não somente uma lista estática do seu extrato mensal, mas também uma lista dinâmica, com ordenações por valores, tipos de gastos e períodos, exibidos como listas e diversos tipos de gráficos”. O sistema permite também a inclusão de áudio e vídeo para a divulgação dos dados.
 

Leia tudo sobre: Inovaçãosetor financeirofinanças

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG