Tamanho do texto

Pesquisadores ou escritores que contribuem para divulgar os avanços científicos podem concorrer ao prêmio de R$ 20 mil

Estão abertas as inscrições para a 30ª edição Prêmio José Reis, que deverá reconhecer, este ano, um pesquisador ou escritor na categoria Divulgação Científica e Tecnológica. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o prêmio deverá apontar profissionais que tenham contribuído significativamente para a divulgação da ciência, tecnologia e inovação ao público leigo.

A premiação, criada em 1978, em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, entregará a quantia de R$ 20 mil ao vencedor, além de fornecer hospedagem e passagem aérea para o evento de entrega do prêmio, que será realizado na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), entre 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo Wrana Panizzi, vice-presidente da CNPq, divulgar os avanços científicos para a sociedade e conscientizá-la sobre a importância da ciência são objetivos do prêmio. “O significado dos prêmios está vinculado à divulgação científica e ao reconhecimento dos profissionais envolvidos nesses trabalhos”, afirma.

O julgamento dos trabalhos inscritos será feito por uma comissão formada por oito membros, quatro designados pelo presidente do CNPq e o restante por entidades relacionadas à categoria escolhida.
Desde 1983 que o Prêmio José Reis é dividido nas três modalidades atuais: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição. O último ganhador da modalidade deste ano foi Jeter Jorge Bertoletti em 2007, que popularizou a ciência através do Museu da Ciência e Tecnologia da PUC/RS, por ele mesmo fundado, e do Projeto Escola Ciência.

Bertoletti reconhece a importância do evento na valorização dos profissionais que buscam integrar a ciência com a sociedade. “Esse prêmio abrange a divulgação científica como um todo, e é o maior dessa categoria no Brasil, já que reconhece profissionais e investe na educação”, diz.
Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição e encaminhar ao CNPq junto com outros formulários disponíveis no site http://www.cnpq.br/premios/. O resultado da premiação será anunciado no dia 18 de junho.

    Leia tudo sobre: inovação
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.