Avanço em relação a maio pode ter ligação com alta de juros, segundo a empresa de informações econômicas Equifax, autora do estudo

O número de pedidos de recuperação judicial no País aumentou 83% em junho na comparação com maio, de acordo com a Equifax. Na mesma comparação, o deferimento de pedidos de recuperação judicial teve alta de 17%. Segundo nota divulgada pela empresa de informações econômicas, o crescimento pode estar relacionado à elevação das taxas de juros.

Na comparação com junho de 2009, os pedidos de recuperação judicial e os deferimentos apresentaram queda de 11% e 34%, respectivamente. Em junho deste ano, a Equifax contabilizou 33 pedidos de recuperação judicial e 27 deferimentos.

De acordo com a Equifax, o número de falências decretadas caiu 44% em relação a maio e 22% na comparação com junho de 2009. Já as falências requeridas tiveram redução de 21% em relação a maio e de 32% em comparação com junho do ano passado. No mês passado, 106 requerimentos foram feitos e 47 falências foram decretadas.

"É possível que, nos próximos meses, haja um pequeno aumento nos números de falência, embora ainda não suficiente para reverter a linha de tendência dos últimos meses", diz a nota divulgada pela empresa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.