Agência associou-se ao empresário José Carlos Brunoro para aproveitar aumento dos investimentos no setor

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já começaram a movimentar o mercado de marketing esportivo no Brasil. Prova disso é a união anunciada nesta terça-feira entre a agência de comunicação empresarial Bs+B, do empresário José Carlos Brunoro, que já atuou para a Parmalat e foi membro do Conselho Nacional do Esporte, e a consultoria de marketing esportivo Investmark, braço do grupo Neogama, do publicitário Alexandre Gama. Juntas, elas criaram a Sport Strategy, empresa voltada para negócios do esporte, e preveem faturar nos próximos seis anos R$ 500 milhões.

Até 2016, a companhia espera atender pelo menos entre 12 e 15 clientes, como marcas que planejam investir em marketing esportivo . Segundo dados divulgados pela consultoria PricewatterhouseCoopers, o mercado esportivo como um todo, incluindo investimentos publicitários, deve crescer perto de 40% nos próximos três anos e movimentar cerca de US$ 140 bilhões.

Alexandre Gama, um dos sócios da Sport Strategy, afirma que o marketing esportivo ainda é incipiente no País, onde as ações são basicamente “oportunistas”: as empresas só investem nos atletas em evidência, sem se preocuparem em elaborar uma estratégia sustentável, de longo prazo. “Hoje, a maioria das marcas tem só ações táticas e muitas vezes oportunistas no que diz respeito ao marketing no esporte. Queremos criar estratégias para que o patrocínio ou qualquer outra ação seja mais aproveitada”.

A empresa vai atuar em três pilares diferentes, o que, segundo Gama, vai fazer a diferença em relação às concorrentes. “Vamos desenvolver estratégia esportiva para marca, produzir conteúdo esportivo e prestar consultoria para os setores público e privado, principalmente nas cidades sedes da Copa”, diz.

No Brasil, o mercado de esportes representa 3% do PIB e emprega mais de 300 mil pessoas. A Fifa prevê faturar com a Copa, em 2014, R$ 6,2 bilhões.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.