Navios de minério da Vale estarão prontos em 2011, diz executivo

DALIAN, China (Reuters) - A Vale espera que o primeiro de uma série de grandes navios cargueiros de minério de ferro esteja pronto em 2011, como parte de um projeto da companhia para redução dos custos de transporte do Brasil para seus principais clientes na Ásia.

Os navios, capazes de transportar mais de 400 mil toneladas de minério cada, poderão ajudar a Vale a competir melhor com mineradoras australianas como BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais perto dos clientes asiáticos.

"Acreditamos que poderemos trazer os preços do frete à vista perto dos termos dos contratos de longo prazo", disse José Carlos Martins, diretor de vendas e estratégia da Vale, durante conferência em Dalian. "Vamos investir o que for necessário."

A Vale está estabelecendo pontos de distribuição de minério em Omã e na Malásia como parte da estratégia para redução de custos no transporte.

"A Vale estando longe deste mercado precisava melhorar sua logística para manter sua competitividade no longo prazo", acrescentou o executivo.

(Por Lucy Hornby e Ruby Lian)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.